domingo, 10 de junho de 2012

Parto Humanizado

Você sabe o que é parto humanizado? 

                          
                                                                Foto: Centro de parto normal do hospital Sofia Feldman

          Tenho visto muita confusão sendo feita a respeito do que é o parto humanizado e os tipos de parto. Algumas literaturas erroneamente classificam o parto humanizado como um  tipo de parto , por exemplo  parto normal,  vaginal, natural,  de  cócoras, parto na água . Mas uma  cesária necessária também pode ser  humanizada.  Parto humanizado não é um tipo , mas sim  todo parto que respeite a gestante e o bebê, seus direitos , dando a liberdade da mulher seguir seus instintos e de protagonizar este momento tão sublime que é o parto. 




Foto: Marcelli e Felipe parindo a Olivia na casa de parto de Sapopemba.
     
       Parto é parto e ponto final. Não da para saber se o parto será de cócoras ou na aguá até que o parto aconteça. Digo isto porque muitas vezes a própria gestante não quer entrar na banheira, não quer massagem, não quer parir de cócoras , mas sim deitada. O que vale a pena, é planejar e se certificar que seu parto seja humanizado, para que assim livremente você encontre a melhor forma de parir. 



Como é possível humanizar algo que é inerente ao homem? 

Foto de qualquer centro cirúrgico
            
       Com o desenvolvimento acelerado da sociedade,  ficou difícil o sistema acompanhar a demanda e atender de forma integral os pacientes. O que  assistimos hoje são leitos lotados, profissionais cumprindo sacrificantes rotinas de trabalho , salários baixos e falta de  recursos básicos.

                                     Foto da parteira tradicional ribeirinha

         Já faz algum tempo, um alerta sobre a situação atual da saúde sacudiu o mundo e iniciativas  em todas as áreas da saúde, inclusive nas maternidades, foram tomadas para  mudar essa realidade. Essas iniciativas vem ganhando o nome de humanização da saúde, mas  como toda palavra bonita, essa definição acaba sendo usada em qualquer circunstância. Muitos médicos acreditam que humanizar, é deixar o bebê no colo da mãe por algum tempo após o parto, para outros é colocar musica durante uma cesárea eletiva. Para hospitais públicos, significa salas de parto individuais,  presença de acompanhante , alojamento conjunto, incentivo a amamentação, entre outros benefícios. 

   Para mim e muitos outros profissionais , o parto humanizado deveria ser o atendimento centrado no protagonismo da mulher, que  faça ela se sentir apoiada e segura,   que permita a mulher  escolher a forma do parto dela  ( de cócoras, na água ...)  , quanto tempo ela vai querer ficar com o bebê no colo após nascimento,  quem vai acompanha-la, se vai querer se alimentar ou ingerir líquidos, enfim, um parto que respeite suas escolhas. 

Foto: Parto com parteira tradicional - Exposição Mães de Umbigo

      Quando a doula acompanha um parto, ela garante que os direitos da mulher sejam respeitados, apresentam informações baseadas em evidências científicas, utilizam vários recursos naturais para facilitar o nascimento e afastar as dores, além de nunca deixar a gestante deitada, incentivando à um parto ativo e empoderador. Quando for escolher sua equipe, procure por profissionais que respeitem suas escolhas






Nenhum comentário:

Postar um comentário