terça-feira, 10 de julho de 2012

Posturas para o trabalho de parto e parto.


Lembra daquela cena hollywoodiana da mulher parindo deitada e a enfermeira segurando a mão? Então, e se eu te contar que um trabalho de parto é muito mais que isso? Que esta é só uma fase do trabalho de parto ( o expulsivo) e que existem várias outras posições que podem ser usadas durante esse processo ? Bom, tenho muitas coisas para contar, mas por hora te mostrarei através desta matéria que um parto pode e deve ser muito mais ativo. 


Fonte: Revista Crescer 
Quando o trabalho de parto começa a incomodar, a grávida precisa de posições variadas que tragam alívio e conforto.
Dicas úteis
As posições devem ser iniciadas assim que as contrações incomodarem.

  • Água morna é uma grande amiga da grávida porque alivia a dor e relaxa. Coloque toalhas dobradas sobre o chão do boxe, caso queira se ajoelhar ou sentar.
  • Sempre que a contração vier, mantenha a respiração calma.
  • As posições que provocam mais incômodo do que alívio devem ser evitadas. Posição boa é aquela que conforta.
  • Dá para relaxar até mesmo no centro obstétrico. Se for possível, improvise com a maca, lençóis, travesseiros.


    Descanso sobre o solo: 



    Ótima para relaxar, especialmente se as contrações estiverem próximas umas das outras. Afaste os joelhos e abrace uma pilha de travesseiros.

    Repouso: 



    No intervalo entre as contrações, os travesseiros no meio das pernas confortam, porque ampliam o espaço pélvico e da bacia.



    Posição de Sims: 



    Na contração, puxe o joelho para o corpo, afastando bem as coxas.


    Rotação: 




    Com as pernas afastadas, você deve apoiar-se em um móvel não muito baixo, como na foto. Aí, faça movimentos de rotação dos quadris. Entre as contrações, a postura alivia a dor nas costas. Durante, ajuda a encaixar o bebê.

    Cócoras alternadas: 



    Na contração, apoiada, agache com as pernas abertas. O movimento ajuda a aumentar o espaço interno da bacia e a encaixar o bebê. Entre as contrações, levante-se, mas mantendo-se inclinada


    Dica: 




    O ideal é agachar com a planta dos pés no chão. Se não der, use um travesseiro de apoio, como acima

    Assimetria: 



    Na contração, ajoelhe sobre um apoio. A outra perna fica aberta. Alterne os lados. A posição ajuda o bebê a se encaixar.


    Massagem:



    Sente ao contrário numa cadeira sem braços. O quadril fica afastado o máximo do encosto, para você receber massagem na região lombar durante as contrações.


    De joelhos: 



    A posição estimula a abertura da bacia. Faça-a sobre um colchão ou almofadas, com os joelhos afastados, os dedões dos pés tocando-se e inclinando-se sobre um apoio, como na foto. Um travesseiro entre os tornozelos aumenta o conforto.

    Prece maometana: 

    Relaxa quando as contrações estão aceleradas. Abre a bacia e alonga as costas. Posições em que a mulher fica debruçada auxiliam o encaixe do bebê
    De gatinhas: 


    A postura facilita o encaixe do bebê e também diminui a pressão na parte debaixo da barriga e nas costas.
    A dois: 


    A posição de cócoras abre o espaço interno da bacia, aliviando a dor. Durante as contrações, apóie-se em um lençol enrolado, sustentado por seu marido, e solte o corpo. O mesmo movimento pode ser feito com você apoiada nas pernas do companheiro, como na foto mais à direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário