Doula



     
      A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após parto


A Doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) 


     Muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora do parto.











O que a doula faz?


Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida.
Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..
     


O que a Doula não faz?




A doula não executa qualquer 
procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.






Vantagens


As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:


  •  diminuir em 50% as taxas de cesárea
  •  diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
  •  diminuir em 60% os pedidos de anestesia
  •  diminuir em 40% o uso da oxitocina
  •   diminuir em 40% o uso de forceps.



        Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados

Fonte: Ana Cris Duarte








Nenhum comentário:

Postar um comentário